Site não perturbe cadastra cliente que não querem receber ligações de empresas de telemarketing

Site não perturbe cadastra cliente que não querem receber ligações de empresas de telemarketing
16 jul 2019

Mal amanheceu o dia e lá estão eles – os operadores de telemarketing – fazendo ligações. O jeito padronizado de falar, quase mecânico, e a forma de tratamento formal – chamando o “potencial” cliente do outro lado da linha de senhor ou senhora – denuncia a ação: tem empresas cheias de promoções e vantagens – esperando para fisgar uma nova venda.

Os discursos são insistentes, mesmo que o consumidor diga que não tem interesse. Começa com uma sucessão de ofertas e descontos na tentativa de convencer pelo cansaço. E ainda que o usuário desconecte a ligação – em instantes uma nova chama da operadora volta a acontecer.

A balconista Fernanda Rabelo relata que tanta insistência consegue deixá-la de mau humor, já que as operadoras chegam a ser inconvenientes:

A boa notícia é que quem não deseja mais ser incomodado por ligações de operadoras e prestadoras de serviços, que, frequentemente, entram em contato para ofertar produtos e promoções, já pode respirar aliviado.

É que, a partir de hoje, já é possível fazer o cadastro no site do “Não me Pertube” –  o endereço eletrônico que promete dar um basta e esse tipo de importunação.

A linguagem do site é bem simples. Os procedimentos que precisam ser feitos pelo internauta que deseja aderir à lista são listados na ordem. Inicialmente, é preciso fazer um cadastro, que inclui dados pessoais como nome, CPF e-mail para acesso e senha. Dados preenchidos, é hora de acessar o correio eletrônico fornecido no ato de inscrição para confirmar o cadastro.

Depois, o usuário é redirecionado para um novo login no site. Em seguida, é necessário fornecer o número de telefone com DDD e selecionar as operadoras que deseja bloquear e confirmar a operação. Pronto! Todo o procedimento não toma mais que cinco minutos.

Mas, apesar da rapidez, a medida não é imediata. Ainda poderá levar um tempo para deixar de receber ligações, como explica o gerente de Relações Institucionais, Satisfação e Educação da Anatel, Fábio Kolesque.

De janeiro de 2016 a junho de 2019, a agência reguladora registrou mais de 86 mil reclamações referentes a ligações indesejadas. São Paulo é o estado campeão, com mais de 27 mil queixas desse tipo.

Apesar de ser um alívio para o consumidor, vale lembrar que o sistema bloqueia apenas chamadas para a oferta de serviços. As ligações relacionadas a dívidas e cobranças continuarão ocorrendo normalmente.

– Assuntos: lista não perturbe, Anatel, Operadoras, TV por Assinatura, Internet, operadora de celular, Consumidor, Telemarketing

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