Portal Senado Notícias chega a 8,68 milhões de usuários no 1º semestre

Portal Senado Notícias chega a 8,68 milhões de usuários no 1º semestre
16 jul 2019

O Portal Senado Notícias fechou o primeiro semestre do ano com um aumento superior a 50% tanto na quantidade de usuários quanto na visualização de páginas. Os dados são do Google Analytics e representam, para a Secretaria Jornal e Agência Senado (Sajs), um reconhecimento da qualidade e credibilidade do serviço prestado.

Conforme o Google Analytics, o número de usuários de janeiro a junho de 2019, quando comparado a idêntico período do ano passado, aumentou 57,75%. Passou de 5,5 milhões para 8,68 milhões.

Já o número de visualizações de páginas registrou alta de 52,94% (de 11,3 milhões para 17,3 milhões). A média diária passou de 62,7 mil para 96 mil.

— Para nós, esse aumento do interesse do usuário é muito gratificante. É dessa forma que a gente consegue contribuir para o fortalecimento da democracia e das instituições, levando ao cidadão notícia importante com credibilidade — declarou Flávio Faria, diretor da Sajs.

Audiência

O dia com maior número de acessos no ano foi 2 de fevereiro, quando foi realizada a eleição para presidente do Senado e membros da Mesa. Foram mais de 360 mil visualizações.

A matéria mais acessada de 2019, até o momento com 240 mil acessos, é Reforma da Previdência reduz valor de pensão por morte e aposentadoria por invalidez.

O texto faz parte da série especial produzida em maio sobre Reforma da Previdência. No total, a série, de oito matérias, superou o número de 500 mil acessos.

Motivos

Faria reconheceu que o volume e a rapidez do aumento de usuários e de acessos surpreendeu a equipe, o que motivou uma autoanálise criteriosa para descobrir os motivos do crescimento.

Um dos fatores apontados foi a renovação desta legislatura, com parlamentares que se mantêm mais conectados e ativos nas redes sociais. Os gabinetes também estão apresentando uma dinâmica de trabalho com ênfase cada vez maior nessas mídias, o que garante mais fluxos de acesso.

O diretor ainda destacou o trabalho de mídia cruzada que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Mídias Sociais da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Segundo ele, é “um belíssimo exemplo de integração”, na qual a equipe utiliza material do Portal Senado Notícias para fazer a divulgação, gerando muito fluxo de usuários e acessos.

O terceiro fator destacado por Faria é o sistema de notificações (“push”) do Portal Senado Notícias, implantado no dia 22 de junho pela Coordenação de TI da Secretaria de Comunicação do Senado. O modelo é o mesmo de outros sites, que enviam ao usuário mensagem perguntando se ele deseja receber em seu computador informações daquele portal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhar: